Oficinas da Globo e Record

Não cobram mensalidade, dão ajuda de custo ao ator, só aceitam atores com registro profissional (DRT), escolhem seus alunos através do cadastro feito na própria emissora, não aceitam empresários ou intermediários.

Abaixo segue reportagem muito interessante sobre esse tipo de oficina.

Dilmar Cavalher/Strana
Tonio Carvalho entre Thiago Rodrigues e Marjorie Estianoda oficina para o horário nobre da TV 

“Uma jovem é abordada na rua por um homem que se diz caçador de talentos da Tv Globo e a convida pra fazer um teste na oficina de atores da emissora, e quem sabe conseguir um papel como atriz. A frase acima não corresponde a realidade. Ana Margarida Leitão gerente de produção de elenco da Rede Globo em entrevista dada a Revista Veja responde “Isso não existe, Essa coisa de que temos olheiros em shoppings, na praia, nos shows de rock é lenda urbana. Vamos aonde os atores estão, nas escolas de interpretação, em peças teatrais..."

A oficina de atores da globo e a da Record são atalhos para a fama, sonho de centenas de atores iniciantes. A oficina da globo por exemplo em 20 anos formou atores como Rodrigo Santoro, Eduardo Moscovis, Murilo Benício, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann, Camila Pitanga, Danielle Winits, Marcello Antony, Heloísa Perissé, Thiago Rodrigues, Regiane Alves e Jorge de Sá, Deborah Secco, Camila Pitanga e Giovanna Antonelli. 

A rede globo conta com um banco de dados com 10.000 atores e toda semana recebe novos aspirantes que disputam um lugar ao sol.

"Muitos jovens querem acontecer logo, ter resposta imediata para os seus sonhos. Confundem o labor artístico com tornar-se celebridade", diz Tonio Carvalho, coordenador da oficina desde 1991. "Fazemos com que eles tomem consciência desse equívoco. Não estão aqui para virar famosos, mas para se transformar em artistas verdadeiramente. Isso requer sensibilidade, dedicação e um autoconhecimento constante."


Após fazer uma escola de teatro profissionalizante Marjorie Estiano, se inscreveu no cadastro da Globo. Em 2003, fez um teste para tentar entrar na oficina de atores. "Fiquei supernervosa", conta. Passou elogo depois foi aprovada para Malhação. "A oficina é um intensivão, com informação o tempo inteiro. Queria sugar tudo o que podia."
Normalmente são duas oficinas por ano, de quatro meses cada. O curso não é pago, entre as matérias de posicionamento frente as câmeras, interpretação, voz, expressão corporal, e ainda palestras e workshops com atores e diretores importantes. Um verdadeiro banho de cultura. Os alunos vão a peças, museus, viajam para festivais de teatro. No primeiro semestre vão para o festival de Curitiba. No segundo, para o Porto Alegre em Cena.
 
A Grazi entrou para a oficina de atores por causa do Big Brother Brasil, mas o caminho normal é o cadastro. Ao se inscrever na emissora é gravado um vídeo, para ser visto por diretores e produtores de elenco. Normalmente, são eles que fazem o teste dos atores para a oficina e uma banca de diretores de núcleo e diretores gerais avaliam.

"É fundamental fazer outros cursos e estudar teatro, mesmo depois da oficina. Esse ofício demanda estudo até o fim da vida". Diz Tonio em entrevista a Veja Rio Na oficina da Globo eles indicam as melhores escolas de formação de atores do RJ.

A oportunidade de fazer uma novela demorar. Heloísa Perissé, teve que esperar cinco anos para entrar na Globo. Fez a oficina de atores em 1991 e só em 1996 entrou para o Chico Total. 
Samara Felippo precisou de três testes para passar. "Fiz o primeiro num impulso, sem nenhuma experiência", conta. "Resolvi estudar teatro até conseguir. Da oficina, levo para sempre três ensinamentos: disciplina, humildade e perseverança."

Existem algumas formas de entrar para a oficina

Inscrição

O ator faz sua inscrição e grava um vídeo para a emissora e é chamado para fazer o teste, é a forma mais comum. São atendidos às segundas-feiras e é preciso ter (DRT) registro profissional de ator. Foi assim que Murilo Benício, Heloísa Perissé e Rodrigo Santoro começaram.

Teste:

Pessoas que participam de outras atrações da Globo e são convidadas a fazer um teste para a oficina. Aconteceu com Grazi Massafera, e com Letícia Spiller, ex-paquita.

Indicação:

Diretores da Globo procuram talentos e os indicam. Foi assim com o Salvador de Páginas da Vida. Filho da cantora Sandra de Sá, que foi indicado pelo diretor Wolf Maya para fazer um teste.

Agência de modelos:

Indicam novatos para as telinhas. Carolina Dieckmann e Isabel Fillardis são exemplos.

Cursos:

Produtores de elenco vão a cursos de teatro em busca de novos atores. Danielle Winits, na época aluna de teatro, foi descoberta e convidada para a oficina de atores. Alexandre Slaviero, de Malhação, veio de uma escola de teatro de Curitiba.

Comerciais:

Produtores de elenco também ficam atentos às campanhas publicitárias. Regiane Alves fazia comerciais quando foi convidada para fazer a oficina.

Teatro:

Eduardo Moscovis encenava O Ateneu quando foi descoberto por Emílio Di Biasi. Foi aluno em 1991. O curso acontecia no Jardim Botânico. No mesmo ano, o ator estreou nas novelas.

FONTE DE PESQUISA REVISTA VEJARIO
http://talentostvglobo.com.br/o-banco-de-talentos

CCPAC

Estrada dos Bandeirantes, 7052
3º andar, Jacarepaguá RJ
Ao lado do Projac

Tel.: (21) 2441.3097
Email: cursodeteatro@ccpac.com.br

Desenvolvido pela WEB IDEAS